segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jogos Olímpicos



A origem e a história
..........Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. 


 
 
..........Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre.
 
..........Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.
 
União e paz entre os povos
..........Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos.
..........Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
 
 Tarefa!
Após copiar no caderno o texto sobre a origem das Olimpíadas, pesquise e anote no caderno qual o significado dos anéis olímpicos e quem foi que criou este símbolo.
Ao terminar sua pesquisa, poste como comentário sua conclusão. 
E, para finalizar, há um jogo muito interessante sobre os Jogos Olímpicos Antigos.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Matemática para DEPOIS do recreio

Copiar no caderno e postar as respostas como comentário!




1) As  aulas  diárias  de Paulo  tem  duração  de  3  horas  e  50  minutos  por  dia . Esse  período  é  equivalente  a :
(   ) 150 min
(   ) 230 min
(  ) 130 min
(   ) 350 min

2) A  aula  da  professora  começa  às  7  horas  e  10  minutos  e  tem  duração  de  1  hora  e  55  minutos. Essa  aula  termina  às:
(   ) 8h  e  45 min
(   ) 8 h e 55 min
(   ) 9 h e 5 min
(   ) 9 h e 15 min

3) Roberto  correu  a  Maratona  da  Pampulha  em  2008. Ele  fez  o  percurso em  1  hora  e  47  minutos . Qual  foi  o  tempo  gasto  por  Roberto  para  completar essa  maratona?
(   ) 100  minutos
(   ) 107  minutos
(   ) 117  minutos
(   ) 147  minutos

4) O  olho  humano  enxerga  12  imagens  por  segundo . Durante  60  segundos , quantas  imagens  o  olho  humano  consegue  enxergar?

(   ) 72
(   ) 180
(   ) 620
(    ) 720

5)Um  filme  durou 2  horas  e  15  minutos. Quantos minutos  durou  este  filme?
(  ) 75
(   ) 135
(   ) 215
(   ) 300

6) Quantos  minutos  fica  uma  criança  na  escola  cujo  período  de  aulas  é  de  4  horas  e  15  minutos?
(   ) 120
(    ) 225
(    ) 240
(    ) 255

7) Em  uma  partida  de  futebol , o  juiz  prorrogou  o  tempo  regulamentar  em  2  minutos. Esse  tempo  em  segundos  é  igual  a :
(    ) 20  segundos
(   ) 60  segundos
(   ) 100  segundos
(   ) 120 segundos

8) Uma  partida  oficial  de  futebol  dura  1  hora  e  meia , ou  seja:
(   ) 30  min
(   ) 60 min
(   ) 90 min
(   ) 120 min

PORTUGUÊS - Atividade para ANTES do recreio

CUIDADOS PARA EVITAR A GRIPE A

Estamos em uma época que devemos ter mais cuidados com os hábitos de higiene para evitar o contágio da gripe Influenza A.

Esta gripe é uma doença respiratória, causada pelo vírus H1N1, que quando surgiu foi chamada de gripe suína, pois se acreditava que era transmitida através do consumo de carne de porco e produtos derivados. Mas foi comprovado que isto não é verdade.

A contaminação acontece da mesma forma que uma gripe comum: pelas vias aéreas, contado direto com a pessoa contaminada ou contato indireto através das mãos com objetos contaminados.

Abaixo, um cartaz que mostra a diferença entre a gripe comum e a gripe A:



Dicas de prevenção:

— Higienizar as mãos com frequência,

— Utilizar lenço descartável para higiene nasal,

— Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir,

— Higienizar as mãos após tossir ou espirrar,

— Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

— Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal,

— Evitar ambientes com aglomeração,

— Ventilar os ambientes.


Exercícios - Não esquecer de postar as respostas como comentário!

1. Acentuar as palavras paroxítonas quando necessário:


virus
tenis
album
gripe
hifen
onix
fossil
atividade
nariz
boca
futil


2. Acentuar as palavras oxítonas quando necessário:
escoces   – general – hortela – jilo - maça – macrame – maracuja - parabens – - rape – refil –  sabia  –  sofa – tangara – timbo – tofu –  voce

3. Escrever cinco palavras proparoxítonas:


4. Escrever a locução adjetiva dos adjetivos:


angelical
pluvial
gástrico
capilar
aquático
mensal
diário

Depois de postar os comentários, você poderá divertir-se com os jogos abaixo.


Agora, vamos cuidar da saúde nos divertindo! A primeira atividade é um caça- palavras.



A segunda é jogo da forca.

Atividade de andar com o dente no labirinto, sem que as bactérias peguem o dente.


Na próxima tiro ao alvo na cárie dentária.
Muita atenção na próxima atividade. Você irá montar o corpo humano, partes internas. Leia com atenção a explicação para, depois, levar a parte ao corpo.


Vamos surfar na banheira.

Para finalizar, vamos montar um quebra-cabeça.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Medida de tempo 


 O relógio marca as horas, os minutos e os segundos.
Todos eles são medidas de tempo.
1 hora = 60 minutos
1 minuto = 60 segundos
 Geralmente, o relógio tem três ponteiros.
O ponteiro maior indica os minutos.
O ponteiro pequeno indica as horas.
E aquele ponteiro mais fininho indica os segundos. O segundo é a unidade fundamental, ou seja, a partir dele é que se estabelecem as outras medidas. O segundo é a menor medida de tempo do relógio.

Como transformar as medidas de tempo

Quero calcular quantos segundos tem 5 minutos.
Primeiro vou saber que 1 minuto tem 60 segundos.
Então multiplico 5 por 60 e terei o resultado.

Se quero calcular  quantos minutos tem 2 horas, primeiro tenho que saber que 1 hora tem 60 minutos. Então multiplico 2 por 60 e terei o resultado.


EXERCÍCIOS
1. Calcular quantos minutos tem:
a. 2 horas
b. 8 horas
c. 10 horas
d. 5 horas
e. 4 horas

2. Calcular quantos segundos tem:
a. 10 minutos
b. 5 minutos
c. 4 minutos
d. 7 minutos
e. 9 minutos

3. Calcular quantos minutos tem:
a. 5 horas e 15 minutos
b. 2 horas e 45 minutos
c. 3 horas e 28 minutos
d. 8 horas e 55 minutos
e. 1 hora e meia

4. Escrever por extenso: 
a. 12.987
b. 33.129
c. 9.224
d. 12.800
e. 876.000
f. 75.001

5. Calcular as divisões e escrever se são exatas ou não exatas:
a. 224:9
b. 1566:5
c. 998:7
d. 1234 :3
e. 4992:6

6. Calcular as frações de quantidade:
a. Um quinto de 65
b. Dois oitavos de 176
c. Cinco nonos de 99
d. Quatro sétimos de 434
e. Três sextos de 12


Não esqueça: As respostas deverão ser postadas como comentário!


Tarsila do Amaral


Tarsila do Amaral foi uma artista brasileira, uma pintura e desenhista.

Ela viveu numa época em que as obras de arte eram muito parecidas com o real, como se fossem fotografias.

Tarsila estudou arte aqui no Brasil e em Barcelona, na Espanha. O tempo em que ficou morando fora do Brasil fizeram com que ela amasse cada vez mais o Brasil.
Quando voltou para o Brasil, ela percebeu que poderia pintar as coisas de um jeito diferente do real, então usou toda a sua criatividade e mostrou as coisas brasileiras de um jeito muito diferente. As pinturas eram coloridas e tinham formas diferentes do real. Tarsila pensava que a fotografia já existia para mostrar a realidade por isso as obras de arte deveriam mostrar o seu jeito de ver o mundo.


Tarsila do Amaral teve uma filha, Dulce. E faleceu no mês de janeiro de 1973.


Agora, você irá pesquisar algumas informações sobre esta artista plástica.

No seu caderno coloque o nome Tarsila do Amaral, copie as perguntas e coloque também as respostas.
Entre no site (clique em cima que já abre o site) http://www.tarsiladoamaral.com.br, e pesquise na parte BIOGRAFIA - RESUMIDA:
1) Qual a data de nascimento de Tarsila?
2) Em qual estado do Brasil ela nasceu?
3) Qual o nome do primeiro quadro feito por Tarsila, em 1904?

Agora, vá no item MAIS TARSILA e pesquise:
4) Tarsila adorava bichos. Qual bicho ela tinha quando era criança e morava na fazenda? E quantos ela tinha deste bichinho?

Depois de conferir as respostas com a professora vamos nos divertir. Clique com a rodinha do mouse nas figuras abaixo. Aproveite!

OBSERVE BEM ESTE QUADRO ABAIXO, POIS VOCÊ TERÁ QUE MONTÁ-LO:
Ele é chamado A CUCA. Tarsila pintou em 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e descreveu A Cuca como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu e outro bicho inventado".

O quadro O PESCADOR, abaixo, tem um colorido muito lindo e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica.

O próximo jogo ainda é sobre o quadro A Cuca. Você terá que colocar o desenho no local certo do quadro.



O próximo quadro é chamado ABAPORU, que é o quadro mais importante já feito no Brasil. Abaporu, na língua tupi-guarani, quer dizer o homem que come. Esta tela foi a mais cara vendida até hoje no Brasil.

Você irá se divertir com o jogo da memória de obras de arte da Tarsila.


O quadro O Touro foi pintado em 1928 pela Tarsila.


Você terá que colocar cada item deste quadro no seu devido lugar.


A tela OPERÁRIOS, pintada em 1933, é um exemplo de reunião da etnia brasileira e respeito à diversidade.


Agora, você irá criar a sua obra Operários com os personagens do Smartkids.


Para finalizar, clique no site http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm escolha um dos trabalhos da Tarsila do Amaral, abra o Tuxpaint e tente criar a obra a sua maneira.Link

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aula de matemática para DEPOIS do recreio

Estas histórias matemáticas deverão ser feitas depois do recreio. Preste bastante atenção e faça os cálculos com cuidado. 
Depois, você pode entrar no jogo que está no final da página. É um jogo diferente, onde em duplas, vocês terão que calcular e ver quem vai conseguir chegar ao topo da montanha primeiro. Caso não consiga acessar clicando no link, copie-o e cole-o na barra de endereços da internet.

Boa aula!


Histórias matemáticas:

  1. Paula comprou 200 forminhas de doces, utilizou 60 para brigadeiros e 52 para beijinhos.
    Quantas forminhas ela utilizou?
    Quantas forminhas restaram?

  2. Num depósito havia 1800 latas de óleo. Foram retiradas 75 e as que sobraram serão distribuídas igualmente entre 5 mercearias. Quantas latas de óleo receberá cada mercearia?

  3. Marcelo, Ana e Joaquim são irmãos. Marcelo tem 15 anos. Joaquim nasceu 5 anos antes que Marcelo. A soma das idades dos três irmãos é 32.
    Quantos anos tem Joaquim?
    Quantos anos tem Ana?

  4. Uma caixa tem 412 laranjas. Quantas laranjas terão 9 caixas iguais a esta?

  5. Num jogo André fez 570 pontos. Lucas fez o dobro de pontos que André fez. Maria fez 350 pontos.
    Quantos pontos fez Lucas?
    Quantos pontos todos fizeram juntos?

  6. Comprei 24 lápis. Meu irmão comprou o triplo.
    Quantos lápis meu irmão comprou?
    Quantos lápis compramos juntos?


    http://www.brincar.pt/montanha-de-calculo.htm


Tarefa de Português para antes do recreio


O galo que logrou a raposa

.......Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
.......-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
.......-Muito bem!
exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
.......Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
.......- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
.......E rapou-se.
.......Com esperteza, - esperteza e meia.

Interpretação:

1- Em ...”percebendo a
aproximação da raposa...” apalavra sublinhada pode ser substituída por:
A( ) proposta
B( ) intenção
C( ) voz
D( ) chegada

2- E “
empoleirou-se numa arvore” a palavra sublinhada pode ser substituída por:
A( ) escondeu-se
B( ) subiu
C( ) pulou
D( ) encolheu-se

3- Em “E raspou-se” significa:
A( ) saiu calmamente.
B( ) saiu precipitadamente.
C( ) escondeu-se.
D( ) feriu-se.

4- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:
A( ) zangada.
B( ) decepcionada.
C( ) indiferente.
D( ) contente.

5 -A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma
– “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” Isso significa que ela pensou em:
A( ) aliviar o sofrimento do galo.
B( ) dar uma lição no galo.
C( ) cozinhar o galo.
D( ) fazer amizade com o galo.

6- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!”
o galo se refere às:
A( ) desavenças ocorridas entre os homens.
B( ) brigas entre ele e a raposa.
C( ) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
D( ) desavenças que houve no reino animal.

5- O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referencia ao galo, relaciona-se:
A( ) ao canto do galo.
B( ) à raça do galo.
C( ) à cor do galo.
D( ) ao físico do galo.

Depois que você terminar toda a tarefa desta postagem e escrever o comentário, poderá escolher entre os dois jogos abaixo. 
Bom jogo!





segunda-feira, 2 de julho de 2012

Medidas de tempo


Para fazer a contagem do tempo utilizamos as medidas de tempo.São elas:
  • Segundo
  • Minuto
  • Hora
Uma hora é composta de 60 minutos
Um minuto é composto por 60 segundos.

Antigamente o tempo não era marcado por relógios como conhecemos hoje em dia.
Os primeiros relógios eram os relógios de sol.


Também existiam as ampulhetas.


Por fim foram criados os primeiros relógios de ponteiro.




E atualmente também são utilizados os relógios digitais.


TAREFA

Pesquisar e completar a tabela:
Marcador de tempo
Como funciona
Ano de criação
Quem inventou
Relógio de sol



Ampulheta



Relógio de ponteiro



Relógio digital







Prevenção de incêndios

Vamos fazer um trabalho sobre prevenção de incêndios?
Bem, primeiro você deverá ler todo o texto.
Depois escolherá uma das orientações da prevenção de incêndios, copie no caderno e faça um desenho.
Terminado tudo e mostado para a professora, você poderá acessar o jogo.
Bom trabalho!


PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS


Muitas vezes ações simples podem evitar muitos problemas, e este fato é bem real quando falamos de prevenção de incêndios. Cigarros mal apagados, descuido na cozinha, queima de papéis no quintal, são exemplos de fatores que podem causar incêndios provocando muitas vezes danos irreversíveis na vida das pessoas, por isso é muito importante discutir esse assunto e ficar sempre atento.
Para evitar incêndio na sua residência fiquem atentos às informações:
- Cigarros: um cigarro mal apagado, jogado em uma lixeira com papéis ou na grama do jardim pode causar uma catástrofe, portanto, oriente que fuma a jogar tocos de cigarro somente em cinzeiros ou em caixas de areia. É muito perigoso fumar na cama ou quando estiver com sono;
- Fósforos e isqueiros: mantenha fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças. Quando usar fósforos tenha o cuidado de apagá-los na água antes de jogar na lixeira;
- Lamparinas: evite usar lamparinas, pois não oferece segurança;
- Velas: nunca apoie velas sobre caixas de fósforos, nem sobre materiais combustíveis;
- Tapetes e cortinas: não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos, em casos de curto circuito pegam fogo rapidamente;
- Ferro de passar: muitos incêndios começam por ferros de passar que são esquecidos ligados, mesmo os automáticos, quando ficam ligados por muitas horas pode acontecer do termostato quebrar e o ferro continuar esquentando e provocar incêndio;
- Botijão de gás: é importante deixá-las do lado de fora da casa para evitar que vazamentos provoquem incêndios. Mesmo assim, procure fechar o registro do gás quando não estiver em uso;
- Vazamentos de gás: se chegar em casa e sentir cheiro de gás, não acenda a luz, pois essa ação pode causar explosão. Desligue o registro e abra todas as janelas o mais rápido possível para o gás se dissipar;
- Fogão: nunca ligue o fogão quando não puder tomar do que estiver cozinhando;
- Aquecedores: na época do frio é muito comum o uso de aquecedores e é importante seguir corretamente as instruções de uso do aparelho;
- Instalações elétricas: sobrecarga na instalação elétrica é uma das principais causas de incêndio. Se a corrente elétrica estiver acima do que a fiação suporta, ocorrerá superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio. Para evitar isso, não ligue mais de um aparelho por tomada, não faça ligações elétricas provisórias.
O que fazer em caso de incêndio na residência:
- Se vir chamas ou sentir cheiro de fumaça, avise todas as pessoas da casa, orientando para que saiam o mais rápido possível e chame os bombeiros. Deixe o número do corpo de bombeiros sempre por perto;
- Não ponha a sua vida em risco (ou a de outras pessoas) só para salvar objetos de valor. O maior valor é, sem dúvida a vida;
- Não entre em pânico;
- Não se aproxime do local do fogo;
- Se houver muita fumaça, gatinhe até à saída mais próxima. Também é importante improvisar uma mascara, utilizando um lenço molhado;
- Se o fogo pegar a sua roupa, atire-se para chão e role sobre si mesmo;
- Nunca volte atrás mesmo que tenha esquecido alguma coisa.



Dia do bombeiro

DIA DO BOMBEIRO

Dia do Bombeiro A 2 de julho de 1856 foi criado, no Rio de Janeiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que teve por comandante o major João Batista de Morais Antas.

Por isso é que a 2 de julho se comemora ainda hoje o Dia do Bombeiro, numa rememoração desse dia e como homenagem ao constante devotamento e aos atos de heroísmo praticados por todos os que pertencem e tem pertencido a essa exemplar corporação, na qual o povo cegamente confia.
As guarnições do Corpo de Bombeiros são várias em diferentes pontos da cidade, estão sempre prontas a acorrer para onde se faça necessária a sua ação, quer para acabar com incêndios, quer para salvar vidas, humanas ou mesmo de animais, em quaisquer circunstâncias.

O bombeiro é um grande amigo de todos nós.
Por isso é de plena justiça a comemoração do seu dia, à qual todos devemos saldar.

 ATIVIDADES

1. Responder:
a. Em que dia é comemorado o dia do bombeiro?
b. Qual o motivo deste dia ser considerado o dia do bombeiro?


2. Separar as sílabas e classificar quanto a sílaba tônica:
heroísmo
corporação
necessária
incêndios
comemoração
várias
animais
ação

3. Circular os numerais das frases:
a. Os bombeiros tem duplo cuidado com acidentes.
b. Dia dois de julho é comemorado o dia do bombeiro.
c. Mais da metade da população já utilizou o serviço dos bombeiros.
d. Um terço dos bombeiros já acudiu animais em perigo.
e. São feitos cerca de sessenta e cinco chamados aos bombeiros a cada cinco minutos.

4.  Acentuar as palavras proparoxítonas:
lampada
passaro
ultimo
medico
fisica
oxitona
matematica
gramatica
silaba