segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os açorianos


Os açorianos

     Os açorianos viviam nos Açores, um arquipélago próximo a Portugal. O arquipélago tem este nome porque lá havia uma ave de rapina chamada açor.
     O arquipélago dos Açores estava com excesso de população. O Brigadeiro José da Silva Paes, sabendo desse problema e vendo a necessidade de ocupar as terras do Rio Grande do Sul, pediu ao rei de Portugal que permitisse a imigração de casais de açorianos para o Brasil.


     Então, em 1752, sessenta casais de açorianos vieram para as terras que hoje formam o município de Porto Alegre. Aqui chegaram com a promessa do governador português Gomes Freire de Andrade de que receberiam “datas de terra”, ferramentas e animais. Mas nada disso foi cumprido.
     Os açorianos alojaram-se, então, numa faixa de terra, nas margens do Guaíba, que era de uso público. Ali ficaram sozinhos, lutando contra a fome, a morte e a incerteza do destino. 
     Deram a volta por cima e construiram suas casas e refizeram suas vidas. Até hoje temos várias coisas boas que os açorianos nos deixaram.


Monumento aos Açorianos


  
 Ponte de Pedra

Um comentário:

Não esqueça de escrever seu nome após comentar. Obrigada!
Professora Rossele