sexta-feira, 23 de março de 2012

26 de março, aniversário de Porto Alegre

Em 26 de março de 1772 nascia Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul ganhou inicialmente o nome de Porto de São Francisco dos Casais, abreviado em 1810 para o nome que hoje é conhecida.

O processo de criação da cidade contou com a participação de estrangeiros como portugueses, africanos, italianos e alemães, entre outros. Quando aqui chegaram, logo se apoderaram de terras indígenas. Como colonizadores, trouxeram crenças, lendas, hábitos e costumes para formar um grande mosaico que resultou Porto Alegre - uma cidade que mistura mais de 20 etnias.

Beneficiários do sistema de sesmarias, os primeiros imigrantes ergueram residências próximo ao rio Guaíba por volta de 1732. Vinte anos depois, chegaram 60 casais portugueses vindo da Ilha de Açores.

Apesar da intenção inicial de subir a serra, acabaram permanecendo perto do rio onde montaram cabanas cobertas de palha. Desde então o povoado passou a se chamar Porto de São Francisco dos Casais.

Em 1772, ganha o nome de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, abreviado para Porto Alegre em 1810, quando é emancipada para vila.

O título de cidade viria dez anos depois, em 1822.

Localização: à margem esquerda do rio Guaíba
Área: 496 Km2
Habitante: porto-alegrense
População residente: 1.360.590 habitantes (censo 2000)
Clima: subtropical úmido
Economia: serviços, comércio, agricultura e indústria
Saúde: 24 hospitais
Educação: 508 escolas de ensino pré-escolar, 2.391 escolas de ensino
fundamental e 120 escolas de ensino médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de escrever seu nome após comentar. Obrigada!
Professora Rossele