segunda-feira, 26 de março de 2012

Bandeira da cidade de Porto Alegre

Hoje é dia do aniversário de Porto Alegre. Para representar todas as pessoas que vivem na cidade é utilizada a Bandeira, o Brasão e o Hino.
Hoje vamos estudar um pouco mais sobre a bandeira de Porto Alegre.

A bandeira municipal de Porto Alegre foi criada em 12 de julho de 1974, na gestão do Prefeito Telmo Thompson Flores, por meio da Lei número 3.893 do mesmo ano.

É toda branca, simbolizando a paz, e tendo ao centro, em sentido vertical, a aplicação do brasão de armas da cidade.


Brasão ou Escudo em Armas


O brasão ou escudo em armas, é um símbolo que tem alguns significados especiais, relacionados com a história de Porto Alegre. Os símbolos significam:

A Cruz de Cristo - Recorda a origem cristã e portuguesa da nossa gente, foi usada na época dos descobrimentos.
***
O Portão Colonial - Era o marco da entrada da cidade. Ele existiu em Porto Alegre, foi construído em 1773 quando José Marcelino de Figueiredo transportou a capital da Capitania de São Pedro. Relembra a organização da cidade, pois era fechado às 22 horas, separando o centro da cidade dos arredores.
***
A Caravela - Recorda a Nau da Nossa Senhora da Alminha que, segundo a tradição, trouxe à região do então Porto dos Dornelles ou Viamão, os casais de açorianos que inauguram em 1751 o povoamento oficial do lugar, hoje Porto Alegre.
***
A Coroa Mural de Ouro - A Coroa Mural de Ouro, de cinco torres, significa cidade grande, cidade cabeça, capital. Na família, o homem é o cabeça do lar, segundo a Bíblia o homem é a cabeça do casal e a mulher é o coração. Assim, também, em um Estado, a capital é a cidade cabeça.
***
O Listel de Gole - Carregado das letras de prata, recorda o heroísmo da nossa gente nas lutas políticas e sociais.
***
A Frase - A frase "leal e valerosa cidade de Porto Alegre" é o título nobiliárquico que Dom Pedro II, em 1841, outorgou à Porto Alegre pela sua constância e difelidade ao trono, diante a Revolução Farroupilha de 1835 à 1845.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de escrever seu nome após comentar. Obrigada!
Professora Rossele